Terra da Paz: a arte da responsabilidade social. E a Educação para PAZ

Esse trabalho de responsabilidade social criado pelo atelier Odilon Cavalcanti & ORM, através do projeto: Oficinas Terra da PAZ, objetiva a educação para PAZ através da arte . Veremos textos de trabalhadores desta arte que se responsabiliza por milhares de pessoas melhorando sua qualidade de vida, acrescida do plus criativo da arte,exposições,foruns. Enfim, arte e responsabilidade social andando de mãos dadas. Participe conosco. Vamos fazer a PAZ com nossas mãos.

My Photo
Name:
Location: Mairiporã Serra da Cantareira, São Paulo, Brazil

Apoiada pelo Instituto Foco/Ecofotografias para o qual trabalho lanço este blog que tem como objetivo divulgar arte e cultura com qualidade e sobretudo autoralidade sensivel. Sou uma mulher de 60 anos, absolutamente apaixonada pela Natureza, pela Arte e pela fotografia, meu trabalho há 15 anos. Estou sempre começando e registrando. sempre. Vendo e fazendo. E esses milhares de afazeres passam, às vezes com um toque meu, às vezes sem ele mas sempre dando um Viva à TRANSFORMAÇÃO.Agora reverenciando-me perante a sensibilidade que encontro tanto das pessoas qto do Natural.

Wednesday, December 28, 2005

Sobre a esperança

De Václav Havel (em1986)
Atual presidente da Tchecoslováquia
Tradução: Karin Glass

Antes de mais nada, capto a esperança, sobre a qual penso com bastante freqüência, básica e principalmente, como um estado de espírito, não como um estado de mundo. Ou temos esperança dentro de nós ou não a temos; ela é uma dimensão de nossa alma e, em sua essência não depende nem de observarmos o mundo, nem de avaliarmos situações. A esperança não é um prognóstico, é uma orientação do espírito, orientação do coração que transcende o mundo vivido diretamente e está ancorada em algum lugar longínquo, além dos seus limites. Ela não parece ser explicável simplesmente como um mero derivativo de algo daqui, de quaisquer movimentos do mundo ou seus sinais vantajosos.
Portanto, sinto suas profundas raízes em algum lugar transcendental. A medida da esperança neste sentido forte e profundo, não é a medida da nossa alegria quanto ao bom andamento das coisas e da nossa vontade de investir em empreendimentos que visivelmente levem a um sucesso próximo; é antes, a medida da nossa capacidade de nos empenhar em algo por ser bom e não só por ter um sucesso garantido. Quanto mais desvantajosa for a situação na qual perseveramos com nossa esperança, tanto mais profunda ela será.
Esperança não é otimismo, não é a convicção de que algo terá um final feliz, mas a certeza de que algo tem sentido, sem considerarmos como terminará.
Penso, portanto, que é de “outro lugar” que captamos a mais profunda e importante esperança, a única que – apesar de tudo – é capaz de nos manter na superfície, de nos instar a boas ações e que é a única fonte de grandeza do espírito humano de seus esforços.
E também é, sobretudo, essa esperança que nos dá força de viver e experimentá-la sempre de novo, mesmo que as circunstâncias exteriores sejam tão desesperançosas como, por exemplo, as nossas

Monday, December 26, 2005

Esperança de mudanças à luz do Conhecimento



Passei um Natal cumprindo uma das maiores funções deste dia cristão: Ter Esperança.
Sou Ecumênica, e neste Natal assisti a Missa do Galo, a primeira rezada pelo Papa Bento XVI. Em suas palavras e orações ele coloca pontos importantíssimos para todos os que esperam ansiosos pela igualdade fraterna e sensivel entre os homens. Primeiro ele fala historicamente sobre o momento de opressão vivido pelos contemporâneos de Ns Sr Jesus Cristo, ea necessidade de mudanças vividas por eles. Depois coloca que o nascimento do menino Jesus trazendo: Esperança, e a Luz do Conhecimento. Aí está o ponto que realiza (eu reputo) uma revolução que faz contraponto ao 11 de setembro. Ora, se o principal ponto de exploração, desigualdade e miséria é a ignorancia e a Igreja Católica importantissimo formador de opinião, prega a Luz do conhecimento acredito que podemos ter Esperança em que esta ideia se propague e promova mudanças como convem ao Ser Humano através da Informação sensível e do Conhecimento humanista que prioriza a igualdade e a sensibilidade que levam a fraternidade e trazem o bem estar. Acredito que devemos firmar esta ideia e avançar nela. Oro para que realmente o Cristo finalmente nasça através dessas palavras em todos os corações e que possamos ter PAZ, Amor e Bem Estaratravés da Igualdade, Fraternidade, Sensibilidade e Conhecimento. Amem. Malouh

Thursday, December 22, 2005

Esses são os votos da Equipe Terra da PAZ para todos

Tuesday, December 20, 2005

Na busca constante de apoio, ganhamos alguns aliados.


Nosso trabalho de desenvolver parcerias e divulgar o Terra da PAZ ganhou alguns aliados:no orkut a comunidade Madre Tereza de Cacultá, com quase 300 adeptos aliou-se ao Terra da PAZ e através de Sua lider Sandra Ficheira, que está fazendo voluntariamente, um trabalho efetivo de divulgação para quase 3000 pessoas. Do site Velhos Amigos, sua lider Lou Micaldas tambem está divulgando no espaço "Fique por dentro", esse trabalho e hoje um grupo de antigos e novos participantes do
Trabalho Terra da PAZ e novos trabalhos nos deram um lindo presente de Natal esse cartaz que ilustrará nosso pag hoje, com as fotos desse adolescentes que já se engajaram de corpo e alma no apoio a PAZ. Ariane, Thiago e Aline. A todos nosso sincero OBRIGADA em nosso nome e em nome do Projeto Oficina Terra da PAZ.

acima desenho de Ariane Gomes
ex aluna do projeto ASA e futura participante
do projeto Terra da PAZ

Saturday, December 17, 2005

Presentes de final de ano. Arte da Paz no seu Natal










Os petits formats em papel cotton (dim:17x12cm) já tiveram alguns pedidos (ainda tímidos ) para as nossas necessidades que são grandes face ao inicio dos trabalhos em fevereiro esperamos que
até o dia 23 possamos contar com mais apoio na venda destas obras de arte.
Estamos também colocando a venda os dois painés cerâmicos( um deles na Foto ambientado pelo arq. Carlos Zander e sua equipe Carolina Velloso e Melissa) para que com parte da verba possamos comprar o forno para queima das peças cerâmicas e fazermos os acertos necessários para o inicio das aulas em março. contamos com todos.
É o apoio às crianças e adolescestes mais o fato de trabalhar a PAZ nas escolas públicas através da comunicação e da arte, buscando sempre a integração familiar, é que nos move. O seu apoio pode nos levar mais longe . Porisso contamos com o empenho de todos.

Manhã Tarde e noite na Escola Ozildes Passarela



Como temos comentado no Blog a primeira unidade Cantareira já está nos acertos finais para sua abertura em fevereiro/março. Já está marcada com a direção da escola a reunião de ananminese e começo de treinamento dos mestres, facilitadores e interessados para 18 de fevereiro, até lá
nosso esforço na capitação de recursos será redobrado, pois precisamos de verbas para o material utilizado no treinamento, transporte e comunicação. Para a compra do forno de queima das peças ceramicas e, verba de apoio estamos colocando a venda dois paineis ceramicos pintados a mão por Odilon Cavalcanti. E ainda esperamos que os projetos de utilitários para copa, surta resultados. Colocamos aqui algumas fotos feitas ontem Na escola Osildes Passarela quando nossa equipe , representada por Odilon Cavalcanti divulgou o projeto com ampla aceitação dos Pais e mestres. Agradecemos muito o apoio da direção da escola sempre aberta as nossas solicitações assim como seu pessoal de secretaria, assistência e aos mestres pela atenção e apoio que nos deram. Bom final de ano a todos e até fevereiro.

Monday, December 12, 2005

Projeto Oficinas Terra da PAZ




Oficina Terra da PazProposta inicial.

Objetivos

O presente Projeto visa ordenar o planejamento, criar as estruturas e coordenar os esforços no sentido de agregar oportunidades pedagógicas, de valor, conhecimento e visibilidade, inclusão digital e social bem como criar maior oportunidade de adesão familiar e desenvolvimento de espírito de cidadania e da atuação pacífica, protagonista e pro-ativa para, inicialmente, 36 crianças e adolescentes oriundos das Escolas Públicas. em São Paulo.

Como vai funcionar a Oficina Terra da Paz?

A idéia básica é implementar um laboratório/oficina de pintura em cerâmica, louças (posteriormente tb produção de pedras cerâmicas), painéis, murais e produtos que possam, de maneira produtiva e conseqüente, plasmando o resultado da imaginação criativa das crianças, comunicando seus anseios em peças de alta durabilidade que possam gerar um libelo de paz e alegria, de uma maneira que produza resultados de imagem e que tragam benefícios ao desenvolvimento humano para as crianças com centralidade em arte.Queremos que estes benefícios possam ir além da mera viabilidade e sustentabilidade econômica, como benefícios educativos, de cidadania e de desenvolvimento humano, por exemplo: é conhecido que o trabalho com o barro, a argila, ajuda a desenvolver na criança a manipulação criativa, desenvolve e fortalece as articulações de pinça dos dedos da mão, ajudando assim o desenvolvimento integrado do tônus muscular e neurológico da criança, além de servir como um canal de alta qualidade para absorção das descargas emocionais de agressividade e até mesmo da violência, muitas vezes presentes no arcabouço emocional de crianças em situação de risco.Sob outro olhar, espaço aberto à criatividade através de canais múltiplos, a cerâmica permite tanto o exercício de atividades plásticas bidimensionais (pintura de painéis e uma infinidade de sub-produtos criados a partir da pintura sobre azulejo, ladrilhos, pisos cerâmicos, tais como: murais, brindes, bandejas, descansos de mesa, tampos de mesa, mostradores de relógios e muitas outras peças artesanais e semi-artesanais e até mesmo peças industrializadas em linhas de pequena produção, através de processos serigráficos, (sendo utilizado, então, o computador para o design, seleção de cores e impressão de artes finais e filmes para gravação de imagens serigráficas), como também de peças tridimencionais: esculturas moldadas no barro, utilitários, etc. Será possível a orientação para projetos específicos de murais sob o tema da Paz para as empresas que compões a base de financiamento da Oficina Terra da Paz que poderão render excelentes resultados de dinâmica social, permitindo a presença física do retorno institucional ao apoio social, por um lado, e por outro, gerando grande visibilidade perante clientes e fornecedores destas empresas, o que pode significar uma mais rápida ampliação destas mesmas bases.Este ateliê cerâmico funciona sob regime de consultoria, pela intervenção curatorial visitas programadas ao espaço do atelier do artista plástico Odilon Cavalcanti, que tanto já desenvolve trabalhos importantes de criação de metodologias e arquitetura social com centralidade em arte, como também é responsável por um trabalho importante em painéis cerâmicos há mais de 10 (anos) e cuja origem do conhecimento na área remonta a sua estreita relação com o maior mestre ceramista do Brasil, Francisco Brennand, em Recife-Pe, entre 1986 e 1995.Assim, a proposta é a de que o atelier funcione em moldes, ao mesmo temp, medievais e midiáticos com transmissão direta dos conhecimentos sem intermediários, com a aprendizagem a partir do pleno exercício do trabalho criativo, numa linha direta de participação solidária e cooperativa, prática, técnica e tecnológica entre educadores, pais e as próprias crianças que participam das descobertas de que a manipulação dos matériais, técnicas e processos cerâmicos, acoplados à tecnolgia digital podem acrescentar aos conhecimentos e saberes de cada um, num processo onde cada indivíduo tem sempre a colaborar e enriquecer o conhecimento do grupo, num sentido onde conceitos como os de ecologia, cidadania e solidariedade não desprezam outros tão importantes na formação dos jovens como os de economia, profissionalismo, empreendedorismo.Este modelo se abre para a possibilidade de agregar, também, o conhecimento de ourtras áreas do saber bem como a diversificação na mesma área com outros ceramistas que, com reconhecida especialização nas mais diversas áreas da produção cerâmica, vão permitir uma diversificação constante do saber especializado, aportando ao Projeto novas possibilidades e direcionando estas novas possibilidades para as funções que o grupo, o curador ou a administração do Projeto entendam desejáveis.As instalações da OficinaA oficina cerâmica que estamos propondo exige uma área mínima de 150 m2 deespaço livre coberto e deve estar equipada com um forno elétrico ou a gás.Será necessária uma bancada para o desenvolvimento do trabalho e manipulação da argila e uma área livre para pintura e montagem de painéis cerâmicos, além de prateleiras e armários para guarda dos materiais, ferramentas: materiais, suportes cerâmicos, argila, esmaltes para pintura, produtos químicos e matérias primas, tornos, etc., devem fazer do equipamento da oficina cerâmica, além de material de segurança, (luvas, aventais, óculos, etc. para as crianças e adultos), que também devem ser previstos. Uma prensa serigráfica deve complementar este equipamento, permitindo a produção em série de múltiplos.Em função da área designada para a Oficina, será desenvolvido projeto de implantação e o respectivo lay-out de ocupação, onde fluxos, móveis e equipamentos serão estudados e terão seus espaços definidos e encadeados para o melhor aproveitamento de tempo e espaço.O espaço deverá ser adaptado para as atividades educativas com computadores, cameras digitais e impressora salem de instalações básicas, inclusive do ponto de vista sanitário, com dois banheiro, copa, etc.Uma grade de atividades didáticas com duas oportunidades educativas e de produção semanais durante o período de atividade escolar deverá orientar a ocupação da Oficina pelos educadores, educandos, trabalhadores e artistas, orientadores e aprendizes.

Metas e objetivos específicos serão estabelecidos em função destas grades e das capacidades de produção especificadas no Projeto.

Os Custos de Implantação e Manutenção podem ser solicitados através dos e.mails acima pelos interessados em patrocinar a Oficina Terra da PazRetorno do investimento em menos de 2 anos de atividadeEste retorno poderá ser muito abreviado através de um bem planejado marketing cultural e social de replicação dos processos e das dinâmicas desenvolvidas neste laboratório que possa também contribuir com o ensino e a prática cidadã com crianças da rede pública através da implementação de parcerias com organizações governamentais e não governamentais de diversas áreas de atuação desde que o foco seja a criança e o adolescente.Para tanto será desenvolvido um projeto de sistematização das atividades, criação de um suporte de documentação e comunicação que prevê um “site” na rede mundial de computadores, a produção de um documentário em vídeo, e em cd-rom e a edição de um livro / catálogo que documente as atividades do laboratório com vistas à replicação da oficina e da conquista de novas parcerias para este fim.

Wednesday, December 07, 2005

Na captação de recursos, nova forma de ver o apoio


Apoio, Parceria e Patrocínio do
Projeto Oficinas Terra da Paz.


Apoio
O Projeto Oficinas Terra da Paz propõe um novo modelo de relacionamento entre a ação social e a resposta empresarial correlata. No nosso ponto de vista os investimentos sociais não devem configurar como investimento a fundo perdido, devendo haver, sempre, um objeto de troca e ser sempre preservada esta simbólica.
Assim, todo o apoio estará relacionado à objetos que devem ao mesmo tempo representar, e ser fruto do trabalho desenvolvido no âmbito das Oficinas do Projeto assim, servir como parte visível do Projeto junto ao Apoiador.
A este nível de relacionamento o Projeto não se obriga a citações nem veiculações de marca.

Parceria
Neste nível consideramos as empresas e instituições que se envolvem com o Projeto tanto através do objeto de troca como também com seus processos e objetivos culturais, principalmente no que se refere á Educação para a Paz, na qual o parceiro mergulha conceitualmente no Projeto, alocando seus quadros, envolvendo seus departamentos, trazendo para seu público interno as palestras, fóruns, consultorias, capacitações, de maneira a procurar transformar-se, de dentro para fora a partir da introjeção dos paradigmas propostos pelo Projeto, transformando-se a partir dele e com ele. Este nível de envolvimento é de efetiva parceria funcionando também como objeto de troca e cabe aqui que a empresa parceira seja citada e o “case” do relacionamento entre empresa e Projeto seja, sempre que possível, mencionado e seus nomes alistados em toda publicação, seja de conteúdo de divulgação ou material de estudo do Projeto, ou acerca dele.

Patrocínio

Sob esta rúbrica entendemos as empresas que viabilizam e assinam unidades inteiras do Projeto, desde seus custos de implantação à manutenção mensal por tempo
determinado (mínimo de dois anos). Este tipo de parceria, além de fazer juz a reciprocidade dos recursos investidos em material cerâmico, adquire o direito de assinar com sua marca as Oficinas que vierem a Patrocinar bem como toda e qualquer publicação da Unidade ou da rede que for publicada desde 30 dias após as assinaturas dos contratos de Patrocínio.
As empresas Patrocinadoras deverão optar por aprofundar-se ou não na cultura de Paz do Projeto, na sua prática diária, podendo a seu critério estabelecer o nível de resposta material, levando-se em conta o valor imaterial de “assinatura” equivalente a 50% do investimento.

Tuesday, December 06, 2005

Muitas vitoria mas precisamos ainda mais interAÇÃO


Neste fim de ano, estão sendo muitas as conquistas para a que é da Terra da Paz:
a Escola Estadual Ozildes Passarella, no Parque Petrópolis, serra da Cantareira, em Mairiporã já aderiu oficialmente, como a Primeira Escola Parceira e já cedeu seu espaço nos fins de semana do próximo ano letivo ao Projeto. Será o laboratório de modelo operacional da Oficina Cerâmica terra da Paz.
A três primeiras reuniões com Pais e Mestres dos futuros educandos estão sendo agendada para a manhã, tarde e noite do próximo dia 16 de dezembro. Esperamos poder envolvê-los, a todos, no Projeto e assim garantir uma turma o mais consciente e aberta possível para a educação para a Paz.
As adesões são individuais são essenciais como a própria Paz.
Sem a adesão, espontânea, não se amplia o âmbito da Paz, seu círculo.
Sem o micro, não se chega no macro.
Sem o indivíduo não se chega a Família.
Sem a paz na família, nunca haverá paz na sociedade.
A sustentabilidade, que o Projeto oferece a seus parceiros, é um bom aglutinador: dá base à satisfação de uma necessidade fundamental que, quando não atendida, desestabiliza a tranqüilidade da maioria das pessoas. Por outro lado, esse tipo de tranqüilidade, que, por si, já propicia a Paz, é muito frágil, ainda, por estar muito vinculadado à materialidade e portanto deve ser trabalhado, em profundidade, através do reforço das ligações e desdobramentos sociais em âmbitos crescentes, para garantir sua afirmação social.
A participação harmoniosa da Família que é um dos eixos fundantes do Projeto, por exemplo, é um terreno para que as conquistas de paz individuais, possam se desenvolver em âmbitos mais amplos. Este modelo sinérgico. pode, através da adaptação de unidades familiares cooperadas intervir no destino econômico, social e cultural de comunidades inteiras a partir de articulações produtivas.
As questões que inferem na Paz da comunidade podem então ser trabalhadas nos
espaços de harmonização social que são as Oficinas Terra da Paz.
Empresas estão se mobilizando para apoiar estas conquistas logísticas, através de uma estratégia, solidária, com retornos sempre garantidos com arte, um diferencial do Terra da paz na construção das suas parcerias que, sempre agregando valor e gerando interação dinâmica e multiplicadora.
Estamos com reuniões agendadas em construtoras, empresas fornecedoras de material para pintura cerâmica, agências de comunicação, indústrias de suportes cerâmicos, etc.
Estamos elaborando um orçamento de implantação que vai ser corrigido durante todo o ano para compor o Padrão de Investimento Terra da Paz.
Este Padrão vai nortear as replicações das Oficinas em todas as futuras Unidades da Rede Terra da Paz.
A otimização do investimento dos recursos humanos e materiais, de cada unidade e da própria Rede, será construída também durante o ano de 2006 com base nas atividades da Unidade laboratório e de pelo menos duas outras Unidades Padrão replicadas.
Estamos, também, desenvolvendo para as reuniões do dia 16 próximo, um modelo de anamnese sócio/econômico/cultural que deverá ajudar a focar as famílias, seus perfis e suas interações.
Acreditamos que esta seja uma ferramenta fundamental para a realização de um trabalho conseqüente e de desenvolvimento sustentado. Com base nela, vamos pre-selecionar as famílias com perfil mais indicado ao Projeto e, ao mesmo tempo, que possamos garantir critérios de participação os mais justos e transparentes possíveis.
Alem disso e pensando na ampliação procuramos parceiros e entidades que trabalhem a PAZ ao
nivel macro para estabelecer parcerias já enviamos diversos mails e já fizemos reuniões com empresas que vinham desenvolvendo trabalhos para troca de conhecimentos e informaçãoes.
Sentimos no entanto um pouco tímida a participação da nossa comunidade. Mas esperamos que com o conhecimento do projeto e a percepção da importancia dele, a participaAÇAO aumente.
No forum á contamos com textos interessantes e vamos utilisá-los na trocas de ideias sobre a PAZ, com a devida permissão de seus autores, é claro. Aguardamos sua participAÇÃO.

Monday, December 05, 2005

A comunidade de apoio do orkut está crescendo

A comunidade do orkut, criada com o objetivo de trocar ideias, informações , apoio e divulgação do Projeto está crescendo, já atingiu pessoas no Canadá, Bolívia, EEUA, Dinamarca e Nova Zelandia e esperamos que cada vez mais pessoas entendam que a PAZ também é uma questão de Educação e Sensibilidade.
Ela se estabelece a nivel micro e pode ir ao macro e é isso que objetivamos.
Hoje a necessidade de PAZ e premente e impressindivel, não pode mais ser observada como possivel. Ela é viavel mas se não a observarmos como imprescindivel o que será das proximas gerações, do meio ambiente, enfim do nosso planeta. Porisso entre neste trabalho arduo conosco. Participe como puder. nosso endereço no orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6151792

Friday, December 02, 2005

Criado Folder dos Cartões de Natal.

Estamos com o volante para apoiar a venda dos desenhos em "petit formats" criados por Odilon Cavalcanti para angariar recursos para a primeira implantação do Projeto, que também acaba de ser aprovada pela Diretora da Escola Ozildes Passarella em Mairiporã, aqui na serra da Cantareira. Quem quizer ajudar pode passar um email para o Projeto ( terradapazorm@terra.com.br)e pedir o arquivo em alta qualidade para imprimir e distribuir.
Contamos com todos vs.