Dislexia. O ciclo de Palestra Terra da PAZ está no ar!
Informativo Terra da PAZ: Dislexia
Evento leva professores de 5 escolas, que atendem um total aproximado de 1500 alunos e profissionais da Secretaria da Educação de Mairiporã a discutirem a Distexia, a Percepção, a Arte como facilitador do desenvolvimento dos nosso jovens e finalmente a Autoralidade como deflagradora da harmonização. A idéia é replicá-lo!
As Cinco palestras sequenciadas da manhã da última terça-feira na Albev, no Condomínio Alpes da Cantareira trouxe um seletíssimo grupo de professores e membros da Secretaria de Educação de Mairiporã, notamos a ausencia de professores do Ozilde,convidados pela Escola Petrópolis, mas alguns professores da creche se fizeram presentes e duas queridas representantes da Escola Odarico de Mairiporã assim como representante do Ceducan, todos para um aprofundamento no tema Dislexia, com apresentação e definição de
Fátima Lay,
Professora e fazendo mestrado e Psicopedagogia, que objetivou e suscintamente introduziu as principais definições do distúrbio e de suas conseqüência para os portadores, familiares e professores.
Em seguida, nossa convidada: Mariângela Nico, psicóloga, fonoaudióloga e principal palestrante as ABD – Associação Brasileira de Dislexia, e representante da entidade junto a diversos orgãos internacionais, brindou-nos com seu conhecimento extenso da matéria, aprofundando ainda mais os conceitos e também o histórico não só das próprias definições, como métodos de diagnóstico, articulações entre Associações Internacionais e os esforços realizados para o apoio cada vez mais amplo aos portadores e seus círculos sociais e funcionais. No intervalo aproveitamos para fazer um treino nos sentidos, incenso,belos arranjos com vegetação da região feitos por Gabriela, deliciosos petit fours, presenteados pela CIA DA SERRA, nosso atencioso parceiro, que deu show no paladar papos e reencontros, emoção, enfim o exemplo de utilização positiva da sensibilidade.
Continuando, Gabriela Gualberto Cavalcanti deu seu depoimento com dislexa ainda não diagnosticada, e arte educadora, culminando com a apresentação de uma trabalho realizado na Escola Ceducan: uma instalação de um percurso de arte ambiental sensorial.
Malouh Gualberto,publicitária,autodidata, conviveu com a dislexia durante sua vida, coordenadora e divulgadora do Terra da PAZ, criadora da Escolinha da Vida , trabalho de educação recreativa através dos sentidos e centrado em arte arte, primeiramente deu um depoimento sobre a reversão da dislexia, posteriormente descreveu seus estudos sobre os sentidos e a percepção, sentidos e a predominancia de cada indivíduo, descreveu a percepção mundo em cada um desses sentidos e chamou atenção para como cada aluno pode ver o mundo através de seu sentido predominante
E, finalmente Odilon Cavalcanti, artista plástico, criador dos métodos de desenvolvimento humano através da Arte Multidisciplinar utilizados no Projeto ASA e Terra da PAZ, ex interlocutor do Projeto Asa junto a diversas entidades como Instituto Ayrton Senna, diretor e criador do Projeto e Método Terra da PAZ e em seguida, apresentou os conceitos norteadores do Projeto Terra da Paz, discorreu sobre centralidade em Arte e o desenvolvimento humano autoralidade, auto estima, falou-nos sobre e como estes conceitos podem servir a crianças e jovens portadores de Dislexia ou não.
Esta foi a nossa homenagem aos nosso parceirinhos professores e educadores no seu dia, com o nosso sincero agradecimento por continuarem, independente das circunstâncias que os rodeiem.
Pretendemos continuar levando esta palestra especialmente às instituições de ensino,empresas parceiras e associação de pais. Pois consideramos imporatantissimo divulgar a Dislexia que por desconhecimento causa tanto mal desnecessário. Os interessados podem contactar-nos pelo e.mail Terra da PAZ: terradapaorm@terra.com.br ou pelo tel 11 44854061.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home