Terra da Paz: a arte da responsabilidade social. E a Educação para PAZ

Esse trabalho de responsabilidade social criado pelo atelier Odilon Cavalcanti & ORM, através do projeto: Oficinas Terra da PAZ, objetiva a educação para PAZ através da arte . Veremos textos de trabalhadores desta arte que se responsabiliza por milhares de pessoas melhorando sua qualidade de vida, acrescida do plus criativo da arte,exposições,foruns. Enfim, arte e responsabilidade social andando de mãos dadas. Participe conosco. Vamos fazer a PAZ com nossas mãos.

My Photo
Name:
Location: Mairiporã Serra da Cantareira, São Paulo, Brazil

Apoiada pelo Instituto Foco/Ecofotografias para o qual trabalho lanço este blog que tem como objetivo divulgar arte e cultura com qualidade e sobretudo autoralidade sensivel. Sou uma mulher de 60 anos, absolutamente apaixonada pela Natureza, pela Arte e pela fotografia, meu trabalho há 15 anos. Estou sempre começando e registrando. sempre. Vendo e fazendo. E esses milhares de afazeres passam, às vezes com um toque meu, às vezes sem ele mas sempre dando um Viva à TRANSFORMAÇÃO.Agora reverenciando-me perante a sensibilidade que encontro tanto das pessoas qto do Natural.

Thursday, August 31, 2006

Terra da PAZ de vento em poupa.




http://www.terradapaz.org/

Terra da Paz.
Um show aos quatro ventos.

foto: Robson Batista

Embora com um pouco de atraso, não poderíamos deixar de relatar e registrar o show de apresentação dos participantes do Terra da PAZ na comemoração do aniversário da escola da Família. Foi emocionante para todos.Uma experiência útil para todos e pra toda a vida.
Ao chegarmos um pouco atrasados, devido a problemas com o transporte, fornecido pela Prefeitura, (era dia do exame do ENEN e outras festividades aconteciam em Mairiporã, complicando um pouco o transporte), nos defrontamos com um vendaval que já tinha derrubado quatro stands(e o vento levou), o nosso inclusive. Já estávamos prontos para qualquer eventualidade (levamos nossa própria cobertura )
E temos "tia Sandra e os super reciclets", mas não foi necessario nossa força entrar em ação, ganhamos um lugar ao lado do stand da Escola da Família que nos deixou muito honrados. Aí a montagem: todos à postos após o lanche fornecido pela Cia da Serra, começamos com total apoio do Robson e da Juliana. Antes mesmo de acabarmos a montagem e nossa equipe de shows foi chamada para o palco: Ariane Jurente e seu violão, Paulinho e o grupo de teatro de bonecos e Aline e Jéssica, nossas rapers. Todo mundo já com as camisetas novas do Terra da PAZ, que reproduz um mosaico que o próprio grupo fez coletivamente.
Nervosismo, mas muita alegria, aí vem a chamada e lá estava Ariane a primeira com o hino do Terra da PAZ propondo uma conscientização geral de que precisamos da PAZ para sobreviver! Em seguida Paulinho, Abinoélia, Simone, Thais, Joel, Bruno,Jair, Aline e Jessica deram seu show falando da PAZ dos animais e fazendo um convite a todos para conhecerem nosso stand.E aí o grand finale: Aline e Jessica cantaram maravilhosamente, pareciam profissionais experientes no palco, todos foram aplaudidíssimos. E nós, corujas, da platéia, fotografando com os olhos cheios de lágrima, verdadeiras" mães de noiva" vendo nossa crias prontas para o show. Tia Elda, então, nem se fala. Valeu meninos. Mesmo, agora é continuar abrindo este estímulo para outros participantes e outras participações.
À Tarde, recebemos amigos e visitantes saboreando a deliciosa torta da D. Marli e da Penha e finalmente que também vieram conhecer o trabalho da Tia Sandra, cuja exposição de reciclados, foi muito admirada pelos visitantes, que apreciaram também a de cerâmica e os paineis pintados e os mosaicos . Um desfile ( com novamente todos no palco ) com uma apresentação de uma estatua viva desempenhada lindamente por vestida com um tomara-que-caia feito de material reciclado e com muito bom gosto. Como vêm, foi show em todos os sentidos e pudemos ter uma visão geral dos trabalhos da Escola Familia e das diversas Escolas e comunidades participantes. Ótima opotunidade para troca e entrosamento. Maravilha geral, mas o importante é que também fizemos bonito na fita e no resultado e sobretudo que temos um programa de desenvolvimento humano, com protagonismo juvenil e sobretudo com seu resultado visando a comunidade que nos cerca e de olho no futuro e na PAZ de todos.Parabéns Escola da Família, Parabéns Escola Ozilde Passarella, Parabéns equipe Terra da PAZ, mas o melhor parabéns vai para os participantes:o show foi de vocês!
Já estamos prontos pra outra e queremos mais oportunidades.
Temos a certeza, se novas oportunidades vierem, saberemos fazer as escolhas certas.
E mostrar isso aos quatro ventos.Somos gratos também a Comunidade do Parque Petropolis e aos nossos apoiadores aqui listados
além da mais recente parceira a Cia da Serra, IAS/Instituto Ayrton Senna que também nos apoiaram o Projeto Terra da PAZ. e nosso mais novo parceiro a Construserra que a partir de outubro estará revitalizando conosco mais uma praça.

Monday, August 28, 2006

E amanhã o show! Relatório de atividades em 26/08


O Terra da Paz, neste sábado, esteve em ritmo de pré-estréia. Estranho o clima que se criou.tinha uma eletricidade extra no ar no Ar do Terra: um cheiro de evento, que os preparativos para a sua participação na feira do Programa da Escola da Família que se realiza neste domingo, até explicam, mas não justificam. Algo que não chegou a se materializar, a não ser na febre de um, na ansiedade de outra...na conversa intensa de Malouh e Dna. Marli, sobre como melhorar a interface Projeto/ Escola, no esforço ansioso de Dna Marli, Malouh e Juliana em produzir apoio ao Projeto visando a logística imediata de atender aos participantes do Terra da Paz, no evento de domingo, procurando garantir alimentação e conforto prometido e cumprido pela Escola Ozilde e em grande estilo, apoiada pela Cia da Serra do Shopping Imperial que com seus deliciosos pães contribui com sanduiches gostosos que farão sucesso e pelas tortas deliciosas da Penha mas que ainda darão para merenda dos jovens que representarão a Escola e o Terra da PAZ no evento.Farão sucesso pois estão deliciosas . Viva a Penha e a D.Marli diretora que deu show de carinho pelos seus alunos, e também, claro, nossa querida Juju (Juliana, universitária, futura advogada , que sempre é ponta firme e correu conosco atrás do que faltava) e é claro Robson, um ativista da PAZ que está conosco e não abre. Acho que estamos criando a mão dupla necessária para cumprir o que é preciso para o Projeto ser sucesso total das suas propostas e que, além de apresentar bons resultados, trabalha num clima afetivo tão necessário para crescer dentro desta Terra da PAZ dos nosso sonhos.
Na Oficina de Mosaico, pela manhã, a produção rápida e um trabalho coletivo, comandado pelo prof. Rodrigo Bueno gerou três letras construídas com as pastilhas ofertadas pelo nosso novo parceiro Color Mix. Três letras apenas pediam PAZ. E junto a oficina de reciclagem da nossa parceira feliz e competente Prof Sandra, aprontando seu show de amanhã Na Oficina da tarde,
Pilotada pela Prf. Elda e que se concentrou na produção de placas recortadas com formas de animais em extinção: uma baleia e uma arara...um novo painel desponta, aos poucos, no horizonte de nossa Terra...tema renitente também no teatro de marionetes criado, executado , dirigido e ensenado pelos jovens do Terra da PAZ para o evento: PAZ PARA OS ANIMAIS. O Terra da PAZ leva ainda muitas outras novidades amanhã para Mairiporã: além dos banners e adesivos, ofertados pela PHB Surya, camisetas da Paz à partir de um dos trabalhos que já fazem parte do acervo que o muro da Escola Ozildes se tornou.Em algodão 100% puro e cru, cedidas pela Camisetas Promocionais.com que produz também camisetas com material reciclado, e impressas em transfers coloridos criados pela ORM e produzidos pela LMC cria e imprime desenhos lindos para camisetas e maquinário para transfer. Os lancher como já dissemos tiveram o apoio da Escola Ozilde nas tortas da Dna Marli e da Penha e da Cia da Serra que nos forneceu , com seu delicioso pãezinho, sanduiches deliciosos e todos embaladinhos um a um o que nos ajudará muito Agradecemos a todos os parceiros, apoiadores, admiradores, voluntários e amigos, com quem dividimos estas mais alegrias. Quanto à amanhã, depois eu conto. Mas, de de já encomende sua camiseta da PAZ e seu adesivo estão maravilhosos enviaremos por correio. Seu pedido pode ser feito por mail terradapazorm@terra.com.br ou pelo tel 1197071362

Sunday, August 20, 2006


Convidamos a todos para a expo 3 anos da Escola da Família que será um lindo programa de domingo. Dia 27/08 das 14 as 18hs na Rua da Feira em Mairiporã (pode-se descer pela Serra da Cantareira vendo a exuberancia da maior floresta urbana natural do Planeta) estaremos lá esperando por vcs.

O anjo da PAZ mostra sua cara. Atividade 19/08




O Anjo de Paz mostra sua cara. (para ver acesse http://terradapazorm.blogspot.com/ )


O Terra da Paz está com novo horário de funcionamento.
Agora, além da aula no sábado à tarde, das 14 às 17:00h
O Terra da Paz atende jovens, pais e mestres das 9 às 12:00, integrado à
Oficina de Reciclagem da prof Sandra do Ozilde.
Uma turma animada e grande, (18 pessoas) estive presente e na aula de pintura com Odilon Cavalcanti e levaram suas fichas de inscrição.
A aula foi realizada num clima de festa que só aumentou com a chegada da turma que veio participar só da Reciclagem. O Projeto terra da Paz cresce num novo espaço e agrega mais oficinas que o enriquecem em sentido e meios de expressão.
Na Serra da Cantareira este tipo de trabalho é muito importante. A conscientização da população sobre o valor agregado à reciclagem é fundamental para transformar débito em crédito na contabilidade da Paz. Quando tudo flui em sinergia e na ação conjunta como a destas semanas em que preparamos a exposição do Programa Escola da Família
Em Mairiporã no dia 27.
À Tarde, a turma antiga teve programa duplo: acabar o painel da Escola Municipal Parque Petrópolis, nossa mais nova Parceria que está levando o Terra da Paz para dentro de seu currículo e de sua grade de atividades: Malouh e Odilon Cavalcanti passam a desenvolver às quartas-feiras uma oficina de tempo integral com as crianças da Escola, com apoio de jovens desta turma adiantada do Terra.
E a continuidade da construção do Anjo da Paz: desta vez a face e esplendor da sua aureola foram pintados sobre pedras cerâmicas rústicas da Del Favoro. A face do Anjo da Paz vai ser encaminhada para a queima, após a transparente das pedras
E aí todo seu brilho vai ser revelado. E , então, vai revelar o brilho dos olhos de todos os participantes e, esperamos da comunidade do Largo da Paz.
Novidades: nossa visita asnossas mais novas parcerias Colormix com suas pastilhas de vidro multicores beíssimas, cores bem diferentes dos padrões e são lindas que entrarão no trabalho de misaico dos pequenos alem das aulas do nosso Rodrigo
e PHB Suryacom seus banners e adesivos e outros tantos materiais de publicidade e merchandising nos deu uma aula sobre qualidade total e seus métodos de trabalho inclusive com material impresso digitalmente para palestras, o que adoramos! Eles se propõem a dar um curso de silk screem que já está sendo ansiosamente esperado pelos participantes do Terra da PAZ.
Para conhecer os dois produtos acesse:
http://www.phbsurya.com.br/index1024.htm
PHB Surya (banners e adesivos)
e http://www.colormix.com.br/framesetindice.htm
a Colormix (pastilhas de vidro para revestimento

Sunday, August 13, 2006

Criação do acervo Terra da PAZ /Escrituras na escola Ozilde










Estamos começando hoje, com a doação dos primeiros exemplares paraBiblioteca da Escola Ozide Passarela do acervo Terra da PAZ/ Escrituras com belíssimos exemplares da Escrituras e de outras editoras que também se engajarem. Os primeiros já estão nas mãos de Robson Batista criador da Biblioteca e que através do trabalho da Escola da Familia cuida da preservação e guarda dos livros, e em seguida poderão estar sendo emprestados para toda a comunidade do Parque Petrópolis e adjacências, seguindo as normas da nova Biblioteca.Abaixo fotos de Fátima, representando a Escrituras e Priscilla Nascimento Godoy da equipe Escrituras. Em seguida faremos o mesmo com a escola Odarico de Mairiporã. Mas, aguadem teremos ainda noticias para o futuro.
Em breve o novo site da Escrituras estará no ar. Procure ver http://www.escrituras.com.br/
Esperamos contar com o apoio também dos escritores , artistas, instituições e pacifistas em doação de seus livros que serão muito bem vindos sempre e a comunidade Agradece!!!!!


Como materializar um Anjo da Paz.`A todos os pais e filhos
A técnica do mosaico é de uma riqueza imensa na construção da resiliência.
Resiliência é a capacidade de resistir, como quando dá pra gente cantar :“ apesar de você, amanhã há de ser outro dia... ”. Quando a gente consegue catar os caquinhos que
Que resultam sempre das escolhas que fizemos e conseguimos refazer-nos como figura, identidade e obra.
Imortalizada e consagrada pelo Império Bizantino, tantas vezes invadido (tantos Cacos...), a técnica do mosaico é rica em muitos outros povos ao longo do tempo e assume características dos povos que dela se utilizam, muitas vezes auferindo-lhe valor puramente decorativo, mas, algumas vezes, no entanto, alcança o poder de uma obra do porte de Gaudi e manifesta seu esplendor.
Quando figurativo, o mosaico exercita uma sensibilidade na decomposição da luz que preconiza (e, quem sabe, inspirou Seraut), em muitos séculos, o olhar do pontilhismo que nos fins do século 19, trouxe para a luz o foco do olhar da arte, de maneira a permitir, por exemplo, o raciocínio que levou à possibilidade técnica de impressão à cores em off-set (a retícula) ou a imagem digital (o pixel).
O Terra da Paz deste sábado foi rico de novidades.
Era dia da festa no Ozilde.
Para não atrapalhar, chegamos todos uma hora mais cedo que o usual e ocupamos uma mesa lá de trás para começar as duas peças iniciais do mais recente Projeto do Terra da Paz. Fizemos os dois braços e mãos de um anjo em tamanho natural de uma pessoa, planejado para ser construído em um misto de todas as técnicas cerâmicas trabalhadas pelo Terra da Paz: mosaico, pintura e modelagem.
A idéia é a de sintetizar nessa nova obra, mais que isso, os conceitos norteadores do Terra da Paz, numa obra só: a valorização das virtudes, a união dos credos, das raças, das culturas, a ampliação da percepção de todos os sentidos, a manifestação e uso das linguagens que a cerâmica permite e a busca do canal de expressão de cada um, através das trans- disciplinariedades que seu caráter fractal se propõe.
O Anjo da paz começou a Se materializar pelas Mãos...
Talvez por isso, a idéia surgida em reunião com o Robson Batista, o Coordenador do Programa Escola da Família no Ozilde, e a Malouh, da Coordenação do Terra da Paz, de montarmos um Projeto que abranja todas as áreas de atividade do Programa, possa vir a ser um caminho que já estejamos percorrendo, sem nos darmos conta. E a simbólica alegria da profa Sandra Ma Mille, em aderir ao projeto com seu Projeto reciclagem seja a sua confirmação. O Anjo da Paz se materializa pelo fazer resiliente de suas próprias mãos. Bem vinda Prof Sandra Mille já muito querida!
Os primeiros cinco livros do Acervo Terra da Paz/Escrituras já estão integrados à Biblioteca sob a guarda e responsabilidade do Robson, responsável pela criação e Curadoria da Biblioteca. faça sua doação de livros. O Projeto e a Biblioteca agradecem. Façam suas doações. Todos, principalmente esta comunidade, seremos gratos.
Nosso parabéns aos Pais (mesmo sem filhos) e "Pães" (Mães que são pais) muita paz e amor Para ver as fotos desta aula vá ao http://terradapazorm.blogspot.com/
texto Odilon Cavalcanti
fotos Malouh Gualberto

Monday, August 07, 2006

Atividades em5/08 Aprendendo de fora para dentreo e dedentro para fora.




Aula de crescer de dentro pra fora.
Existem duas direções do crescimento na cerâmica como na vida:
De fora para dentro e a inversa, o crescer de dentro para fora.
Crescer para fora exige estruturação.
Pra começar, você tem que ter uma base firme e bem dimensionada.
Depois você, aos poucos, estrutura os degraus e vai abrindo a sua taça
Em direção ao céu, subindo cada grau do seu Graal.
E assim, fizemos neste sábado de sol e calor, depois de todo o frio da semana, os participantes habituais mais assíduos do Projeto, mais a Juliana, facilitadora do Programa Escola da Família, que finalmente se rendeu ao apelo da terra: da argila e do Terra da Paz.Primeiramente vimos o resultado (lindíssimo) da parceria do fogo com a cerâmica nas peças que Schumaker trouxe depois de queimar. Peças que, eram esperadas cobertas de tinta, obtiveram desenhos abstratos feitos pelo fogo da última queima e para surpresa e aprendizado a incorporação dessa força e a imponderabilidade do fogo fizeram seu trabalho de mestre dos mestres. Elas estarão expostas en Franco da Rocha na exposição de 3 anos da Escola da Família. Querem ver? Venham prestigiar o Terra da PAZ? Avisamos os locais e horários nos próximos dias.
Prof. Roberto Schumaker e Odilon atentos, mostraram suas críticas e concordâncias, sempre procurando corrigir, evoluir a técnica, estruturando os trabalhos.
Aí começa nosso nova fase da aula: o fazer.Introduzindo as técnicas construtivas que permitem abrir as peças desafiando a gravidade com o barro. Lições para levar para vida. Lições para a gente aprender a se estruturar para crescer no mundo e enfrentar os desafios do crescimento.
Obrigado, professor desta escolas sem alunos, porque a-lunos, etimologicamente significa “sem-luz” e em nossa escola sabemos, que todos que dela participam trazem sua luz, que todos sabem reconhecer e ver e que todos distribuem em Paz e confiança. Pra prego batido, ponta virada: no meio da aula, três crianças que nunca tinham vindo ao Projeto foram se chegando e em minutos nos deram lições à parte, fundamentais para a fase do Terra da Paz que estamos vivendo agora:
A primeira é a de que a cerâmica não tem limitação de idade.
Classes de diferentes faixas etárias podem conviver e coexistir pois os caminhos são" individualmente coletivos".
Os participantes que vão se apropriando das técnicas, podem ajudar aos que ainda não as dominam a fazê-lo.
Os pequenos recém chegados, que têm a liberdade implícita de só fazerem o que querem, nos mostraram, com criatividade que nunca lhes falta, que há, sempre, outra maneira de fazer a mesma coisa. O maior dos pequenos, construiu uma taça. Usou outra técnica: a mais primitiva técnica de poteria. Intuitivamente.O do meio, usou a técnica de fazer cobrinha pra fazer uma obra muito diferente da encomendada pelo Professor mas, nem por isso, menos importante: uma obra onde a várias cobrinhas se relacionavam sem nenhuma relação figurativa. Uma instalação construtiva e geométrica. De deixar o queixo

caído.
Nossos agradecimentos de hoje vão para Arte Brasil doadora da argila que utilizamos e a todos que direta ou indiretamente participaram de nossas atividades.
A Terra, assim como a Paz, não deixam espaço para o preconceito. Ficamos felizes, estamos felizes, e esperamos continuar felizes e em Paz.
.
Se você ainda não conhece o Terra da PAZ , venha nos visitar ou vá até o site
http://www.terradapaz.org/ e,
não resista, apoie o projeto Terra da PAZ.