Como materializar um Anjo da Paz.`A todos os pais e filhos
A técnica do mosaico é de uma riqueza imensa na construção da resiliência.
Resiliência é a capacidade de resistir, como quando dá pra gente cantar :“ apesar de você, amanhã há de ser outro dia... ”. Quando a gente consegue catar os caquinhos que
Que resultam sempre das escolhas que fizemos e conseguimos refazer-nos como figura, identidade e obra.
Imortalizada e consagrada pelo Império Bizantino, tantas vezes invadido (tantos Cacos...), a técnica do mosaico é rica em muitos outros povos ao longo do tempo e assume características dos povos que dela se utilizam, muitas vezes auferindo-lhe valor puramente decorativo, mas, algumas vezes, no entanto, alcança o poder de uma obra do porte de Gaudi e manifesta seu esplendor.
Quando figurativo, o mosaico exercita uma sensibilidade na decomposição da luz que preconiza (e, quem sabe, inspirou Seraut), em muitos séculos, o olhar do pontilhismo que nos fins do século 19, trouxe para a luz o foco do olhar da arte, de maneira a permitir, por exemplo, o raciocínio que levou à possibilidade técnica de impressão à cores em off-set (a retícula) ou a imagem digital (o pixel).
O Terra da Paz deste sábado foi rico de novidades.
Era dia da festa no Ozilde.
Para não atrapalhar, chegamos todos uma hora mais cedo que o usual e ocupamos uma mesa lá de trás para começar as duas peças iniciais do mais recente Projeto do Terra da Paz. Fizemos os dois braços e mãos de um anjo em tamanho natural de uma pessoa, planejado para ser construído em um misto de todas as técnicas cerâmicas trabalhadas pelo Terra da Paz: mosaico, pintura e modelagem.
A idéia é a de sintetizar nessa nova obra, mais que isso, os conceitos norteadores do Terra da Paz, numa obra só: a valorização das virtudes, a união dos credos, das raças, das culturas, a ampliação da percepção de todos os sentidos, a manifestação e uso das linguagens que a cerâmica permite e a busca do canal de expressão de cada um, através das trans- disciplinariedades que seu caráter fractal se propõe.
O Anjo da paz começou a Se materializar pelas Mãos...
Talvez por isso, a idéia surgida em reunião com o Robson Batista, o Coordenador do Programa Escola da Família no Ozilde, e a Malouh, da Coordenação do Terra da Paz, de montarmos um Projeto que abranja todas as áreas de atividade do Programa, possa vir a ser um caminho que já estejamos percorrendo, sem nos darmos conta. E a simbólica alegria da profa Sandra Ma Mille, em aderir ao projeto com seu Projeto reciclagem seja a sua confirmação. O Anjo da Paz se materializa pelo fazer resiliente de suas próprias mãos. Bem vinda Prof Sandra Mille já muito querida!
Os primeiros cinco livros do Acervo Terra da Paz/Escrituras já estão integrados à Biblioteca sob a guarda e responsabilidade do Robson, responsável pela criação e Curadoria da Biblioteca. faça sua doação de livros. O Projeto e a Biblioteca agradecem. Façam suas doações. Todos, principalmente esta comunidade, seremos gratos.
Nosso parabéns aos Pais (mesmo sem filhos) e "Pães" (Mães que são pais) muita paz e amor Para ver as fotos desta aula vá ao http://terradapazorm.blogspot.com/
texto Odilon Cavalcanti
fotos Malouh Gualberto
0 Comments:
Post a Comment
<< Home