Terra da Paz: a arte da responsabilidade social. E a Educação para PAZ

Esse trabalho de responsabilidade social criado pelo atelier Odilon Cavalcanti & ORM, através do projeto: Oficinas Terra da PAZ, objetiva a educação para PAZ através da arte . Veremos textos de trabalhadores desta arte que se responsabiliza por milhares de pessoas melhorando sua qualidade de vida, acrescida do plus criativo da arte,exposições,foruns. Enfim, arte e responsabilidade social andando de mãos dadas. Participe conosco. Vamos fazer a PAZ com nossas mãos.

My Photo
Name:
Location: Mairiporã Serra da Cantareira, São Paulo, Brazil

Apoiada pelo Instituto Foco/Ecofotografias para o qual trabalho lanço este blog que tem como objetivo divulgar arte e cultura com qualidade e sobretudo autoralidade sensivel. Sou uma mulher de 60 anos, absolutamente apaixonada pela Natureza, pela Arte e pela fotografia, meu trabalho há 15 anos. Estou sempre começando e registrando. sempre. Vendo e fazendo. E esses milhares de afazeres passam, às vezes com um toque meu, às vezes sem ele mas sempre dando um Viva à TRANSFORMAÇÃO.Agora reverenciando-me perante a sensibilidade que encontro tanto das pessoas qto do Natural.

Monday, June 19, 2006

A visão de Darcy Ribeiro de uma Terra da PAZ



Pois é... um feriado prolongado, com Copa do Mundo, um pouco de gripe ....ainda. Mas, estamos a postos.
A palavra de ordem foi descanso. Mas, em meio desse descansar, uma preciosidade.
E é sobre ela o blog de hoje.
A Tv Cultura exibiu um documentário sobre o "pensar" de Darcy Ribeiro, um homem especial, um antropólogo que valorizou seu "fazer", que construiu, a partir de um sonho, uma dita "utopia", uma vida de ideais e fez grandes obras, a partir deles, escreveu, propagou e, ao partir, deixou um mapa traçado sobre o construção de um caminho para o Brasil.
Durante o documentário, uma visão maravilhosa, uma estória da história: ele fala de uma carta de Américo Vespúcio, de 1501, sobre a descoberta do "Paraíso Perdido".
É amigos, este paraíso é a nossa" Terra Brasilis". Ele conta, nesta carta, que tanta exuberância no verde, tanta beleza na fauna colorida, tanto amor e inocência nos primeiros homens aqui vistos, este paraíso não podia ser em outro lugar. Seu encantamento o moveu a levar esta descrição a Roma, ao Papa da época. Que antes de sua morte, debruçou-se sobre o o assunto, mas ao falecer, levou junto consigo, sua pesquisa.
Darcy, também fala da Mata Atlântica, esta a qual dedicamos o “Terra da Paz”, neste primeiro tempo, como uma floresta que deveria ser restaurada em seus pontos possíveis, e a floresta Amazônica um jardim do planeta, que deveria ser intocado.Fala da utopia, característica de que somos acusados e que nos deveria servir de incentivo, pois somos sonhadores que constroem e podem alçar vôos mais altos. Segundo Darcy, nossa vocação para sermos uma potência é clara, mas devemos assumir nossas enormes grandezas naturais e valores natos. E percebê-los.
Em suma, se olharmos um pouco em nosso redor natural e para o melhor de nós mesmos, perceberemos: é um dos lugares mais ricos do mundo, e nosso povo de alegria, sensibilidade e PAZ pode conservar e ainda engrandecer este mundo paradisíaco que ainda nos resta. Precisa muito pouco . Nosso principal instrumento: as artes.
Ao olharmos nosso povo brasileiro, e procurarmos em nossos fazeres, uma forma de união para a construção, se pararmos de aceitar imposições e influências destrutivas
E procurarmos nosso próprios caminhos, temos alguma chance.
Obrigada Darcy Ribeiro, que viu aqui o que também vimos: uma possível Terra da PAZ
Para os que ainda não conhecem visite o site do Terra da Paz: http://www.terradapaz.org
e engaje-se e divulgue o projeto.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home