relatorio de atividades 6/5/2006
Volta as aulas: muitas surpresas, muitas modificações e novas pessoas engajadas ao
Terra da PAZ.
Com inicio do segundo módulo, calcado na visão, na visualidade, na visualização, a primeira aula foi o ver e planejar.
Vimos: o trabalho em cerâmica do atelierKira,
nossa querida profa. Elda Alves que trouxe exemplos de trabalhos em suas diversas fases de produção: mostras do princípio de confecção de cada peça, de peças queimadas no “biscoito” e peças prontas. Também uma pequena exposição do trabalho do ceramista Roberto Schumaker, com suas incrustações de vidro na cerâmica seus esmaltes e sua arte pesquisada a partir da cerâmica oriunda do Japão. Belíssimo trabalho. Ambos se propõem a se alternar nas próximas aulas para instrumentalizar os alunos para que possam desenvolver sua arte em cerâmica a partir do barro: e nossa proposta é a confecção de peças simples nesta primeira fase que terão como tema a PAZ.
Ainda aguardamos ansiosamente e com saudades pelo posicionamento da artista Paula Hollanda que se propôs a trabalhar ícones ou pequenos toténs portáveis que também devem”linkar” o aprendizado da cerâmica com a idéia do Projeto, extraíndo a autoralidade de cada um e passando com ele a idéia de PAZ de cada aluno ao final deste módulo.
Em outro momento da prática, os alunos visitaram a Praça perto da Escola, que o Projeto pretende, com apoio da Associação do Parque Petrópolis e da Prefeitura local, revitalizar, já que, pelo abandono está se tornando um ponto de marginalidade na região. Nossa idéia é transformá-la em Praça da PAZ. Já levamos os croquis solicitados à Associação aguardamos o sinal verde e recursos para tocarmos o projeto. A primeira edificação do projeto. Estamos também elaborando o planejamento para cursos de integração profissionalizantes que deverão acontecer nos salões da associação.
Nossa pesquisa sobre as palestras também parecem estar demonstrando a opinião dos alunos em torno da idéia de continuar com estas atividades e a Diretora da Escola se comprometeu a estudar a possibilidade de abrir um ou dois dias por mês para palestras no horário das aulas, como nas melhores escolas do mundo.
Em suma, dificuldades sendo vencidas e trabalho obtendo resultados.
O momento culminante foi vermos todo trabalho executado ao longo das 6 primeiras semanas. Ficamos orgulhosos: agora Odilon Cavalcanti fará seu trabalho de Curadoria e harmonização das pedras cerâmicas pintadas para montagem dos trabalhos que serão colocados na Praça.
. E semana que vem coquetel . Participe.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home