relatório 8/04/2006 Estamos aqui porque aprendemos.
Depois de trabalharmos os 6 sentidos de percepção em função de si mesmo(4ª aula: o auto-retrato) e do outro (5ª aula: o retrato do colega), nesta semana trabalhamos a percepção de mundo(6ª aula) a paisagem. Cada jovem trabalhou com um conjunto de peças cerâmicas(azulejos) o espaço de uma paisagem imaginária.
Odilon Cavalcanti instigou a reflexão de todos sobre a fonte de informação destas Paisagens “São paisagens do mundo exterior ou do mundo interior de vs que estão sendo pintadas sobre estes azulejos?”-perguntou ele. As respostas ficaram por conta e risco de cada um. O mundo que introjetamos é o mundo exterior ao ser ou apenas um reflexo de nós mesmos? Muitos marcaram a palavra PAZ em suas pinturas, agregando, às suas paisagens, a explicitação de um desejo que une os nossos fazeres e a construção de nosso itinerário formativo.
Com esta oportunidade educativo cujo resultado estas fotos são testemunhas o mais eloqüentes possíveis chegamos ao fim das seis semanas de anamnese do Projeto. Como prevíamos, fechamos este ciclo da audição com resultados que excederam em muito as expectativas e teremos pela frente um recesso programático de três semanas de feriados emendados sem atividades nas Oficinas. Tempo suficiente e bastante para centramos nossas atividades na complementação de nosso planejamento, agora calcados no exercício de uma práxis que inclui coordenadores, gestores, apoiadores e facilitadores, de maneira a que, ao retormarmos às atividades no quarto sábado vindouro, no dia 06 de maio, possamos estar mais preparados ainda para as seis semanas de fruição da visualização. Nestas próximas seis semanas o Projeto deverá tomar forma, ser visualizado por todos e seu desenho, seu design, e seu deesígno ficarem claros e visíveis. São tarefas da equipe gestora (OÁSIS) neste período:
- Realizar palestras com os alunos do Ozildes e manter aceso o interesse no Projeto
- Concretizar os questionários, fichas de inscrição e demais documentos necessários aos registros burocráticos do Projeto.
- Organizar a grade das oportunidades educativas
- Conseguir gerar apoios e patrocínios necessários às atividades
- Produzir o site do Projeto/Oásis
- Desenvolver, estreitar e aprimorar o relacionamento com os professores e alunos do Ozildes.
- Planejar as Próximas 6 aulas
-Criar a Grade de oportunidades para o restante do Ano.
Tivemos alguns depoimentos relatando o porquê da frequência de alguns alunos: nos foi relatado do interesse no aprendizado e na sensação de espaço ganho, o estar à vontade.
Notamos, também, a frequência de crianças menores de 07 anos, com bastante assiduidade. e a constante ampliação do numero delas, da qualidade dos trabalhos.
Agradecemos o lanche delicioso oferecido a todos pela escola Ozildes através da Oficina de Pães dada pela Prof Mariza.
Na prática dos pequenos, a artezã Gabriela Cavalcanti trabalhou a PAZ através de contos sobre Sidartha Gauthama e a pintura e a participação no painel cerâmico.
Uma questão que nos fica: se durante este período conseguimos realizar tanto sem apoio financeiro, fica aqui a questão de quantos jovens a mais poderíamos atingir e propiciar esta chance. Um chamado de participação aqui aos empresários e apoiadores.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home