relatório de atividades 10/06/2006
"Minha tecnologia de luta pela não violência,encontra-se no
mesmo patamar de eletricidade no tempo deThomas Edson.
Deverá ser refinada e desenvovida pelasgerações futuras"
Mahatma Gandhi
Neste sabado apesar de pequenos desvios de percurso, os Santinhos juninos estavam conosco, e tivemos por parte dos alunos muita alegria e Paz contagiantes, apesar de promessas interrompidas como a da Nicole, cineasta e antropóloga que viria visitar e gravar Projeto e acabou, com sua mãe que a acompanhava, numa oficina mecânica com o carro quebrado no caminho (ficamos bem tristes por isso , mas fica para outra data),.e a Oficina de Canapés também não se realizou, gripe mudança de rumos e direção: tias Cris, Fátima , Gabriela e Ana, saem e seguem seus caminhos deixando pra nós algo do seus saberes, esforços e criatividade . Esperamos que levem, de nós, um pouco da certeza de nossa busca de construção da PAZ, esperança de um mundo melhor, nossa garra e continuidade aos seus futuros projetos. Gratos, continuamos os nossos caminhos, procurando ir além, e assim, já iniciamos negociações para que esta oficina seja assumida por um buffet estabelecido da região, que, além de nos agraciar com seus quitutes, estará, com novos conhecimentos e meios , profissionalizando jovens e adultos aptos a trabalhar em casas de festas da região, além de promover os produtos da região, beneficiando a muitos, como era nossa proposta inicial. A idéia é crescer e evoluir e isso com certeza acontecerá também com o Atelier da Terra e o Delícias da Serra. Quanto à oficina das Crianças, vai ser re-estruturada para se adequar a novas necessidades e novas demandas de novas escolas que nos solicitam inclusão no Projeto Terra da Paz como um todo, demandas estas percebidas no percurso do laboratório.
Mas na cerâmica, como sempre a postos e assumindo, cada vez com mais entusiasmo, Roberto e Elda trabalharam conosco o acabamento das peças que serão queimadas em breve.
Fomos convidados por Elda a ver as esculturas feitas em sabão, pelos alunos do professor de arte educação e expostas por toda escola Ozilde. A escola transpira Criatividade, adoramos isso: sobretudo ver o fazer criativo tão bem executado e com tanta diversidade. Soubemos, também, de uma grande oficina de pães e bolos criada pela professora de Biologia que, além de integrar os alunos( fez uma grande festa) com esta grande idéia , trabalhou o conhecimento dos valores nutritivos de forma criativa e saudável. Parabéns professores do Ozilde: fico devendo os seus nomes, mas, na próxima semana, darei uma nota completa com fotos. Parabéns, Diretora Marli, por estimular estes eventos: ficamos esperando as fotos!... Queremos mostrar o que esta Escola é é nota 10 em criatividade.
Hoje, quero falar uma pouco sobre a PAZ. Temos tido muitos problemas que nos tem tirado a PAZ e num ultimo blog , segundo a prof. Elda , mostrava-me deprimida... Deprimida não , mas um pouco mais emocionada: o que sinto é que estamos a procura da construção da PAZ e do crescimento, eu gostaria de já ter nascido um Gandhi, mas não é assim: até ele teve grandes conflitos e grandes dificuldades e teve muitos momentos em que perdeu as estribeiras, mas o importante é querer e ir, aos pouquinhos, construindo e ir montando como na criação de um forno (não é Roberto?) e estamos indo bem, tijolo por tijolo se encaixando, se não se encaixam saem e abrem novos caminhos para novos utilizando pontos discutidos , conscientizados ou não. Mas os que ficam, vão verificando o que já se conquistou, que com tão pouco recurso tem sido maravilhoso, vamos caminhando e corrigindo o que for necessário e, finalmente, um dia sem perceber: lá está :estamos sentindo e exalando PAZ e Harmonia. Pra isso escolhas e decisões são necessárias, como mostrou-nos Paula Hollanda em sua palestra. Não se pode pretender ser o dono da PAZ porque carregamos este nome no Projeto, mas sim, com responsabilidade e persistência, tentarmos dentro das nossas limitações e ir crescendo dentro das nossas consciências e verdades e aprendendo com elas. A auto-afirmação e a luta pelo poder graças a Deus não cabem em nosso Projeto , mas ela é normal ao homem adulto até que se firme, mas tudo são águas que passam ou experiências que passam e deixam seus recados, todas têm a sua importância , mas cada um tem os seus caminhos e o importante é que a PAZ reina no Terra da PAZ, só sorrisos, realizações e esperanças.Temos um compromisso e ele deve ser respeitado.Temos um desafio e a procura de superá-lo deve ser o mais importante.
Na Próxima semana não teremos aula já que teremos um fim de semana prolongado por um feriado. Finalizamos assim, nesta aula, o módulo da visualização e visibilidade. Hoje, desenhamos um projeto de visibilidade todos temos a visão clara do que queremos fazer e um plano traçado para realizá-lo e se abre a partir de agora o espaço para o estudo do tato: é tempo de negociação, de desenvolvermos a sensibilidade na ponta dos dedos e às vezes da ponta dos pés. Nas próximas seis semanas texturas e contextos, serão trabalhados em conexão com as outras percepções e linguagens.
"O Processo da Paz não é nada que se possa construir sem conflito. É através dele e por causa dele, que sabemos que a Paz é a cada dia, mais que uma necessidade premente: é absolutamente imprescindível."
Odilon Cavalcanti
Muita PAZ para todos nesta Copa, que o conceito seja a União através do esporte e da beleza da dança que é cada partida de futebol. E ver como pode ser bonita a união dos povos num evento desta grandeza.. Que as torcidas entendam isso e que a vontade de que o nosso time vença não venha a sobrepujar a ética, o reconhecimento da capacidade do melhor e a estética do “fair-play”.
Texto Odilon e Malouh Cavalcanti
fotos Malouh e Jessica Alves
0 Comments:
Post a Comment
<< Home