Terra da Paz: a arte da responsabilidade social. E a Educação para PAZ

Esse trabalho de responsabilidade social criado pelo atelier Odilon Cavalcanti & ORM, através do projeto: Oficinas Terra da PAZ, objetiva a educação para PAZ através da arte . Veremos textos de trabalhadores desta arte que se responsabiliza por milhares de pessoas melhorando sua qualidade de vida, acrescida do plus criativo da arte,exposições,foruns. Enfim, arte e responsabilidade social andando de mãos dadas. Participe conosco. Vamos fazer a PAZ com nossas mãos.

My Photo
Name:
Location: Mairiporã Serra da Cantareira, São Paulo, Brazil

Apoiada pelo Instituto Foco/Ecofotografias para o qual trabalho lanço este blog que tem como objetivo divulgar arte e cultura com qualidade e sobretudo autoralidade sensivel. Sou uma mulher de 60 anos, absolutamente apaixonada pela Natureza, pela Arte e pela fotografia, meu trabalho há 15 anos. Estou sempre começando e registrando. sempre. Vendo e fazendo. E esses milhares de afazeres passam, às vezes com um toque meu, às vezes sem ele mas sempre dando um Viva à TRANSFORMAÇÃO.Agora reverenciando-me perante a sensibilidade que encontro tanto das pessoas qto do Natural.

Saturday, November 19, 2005

PAZ aqui na Terra procurando Homens e Mulheres de Boa Vontade.


Uma vez, há muitos anos, quando eu ainda era redatora em uma agência de propaganda, me veio uma solicitação de uma mensagem de Natal. Então, me perguntei o que eu gostaria de ganhar no meu Natal? Tinha três filhas que tinham escola cedo e discutiam por espaço, por ter atenção, pelo que precisavam, pelos amiguinhos delas, cachorro, gato. Sou urbana, mas, congestionamentos, horários sempre fora dos meus horários, stress, os barulhos das buzinas, a gritaria no bar da frente, o som alto nos carros, o dinheiro tirado a força, inquestionavelmente, pelos bancos e seus juros escorchantes, o medo(na época bem menor)dos riscos de violência, especialmente contra minhas filhas, o telefone tocando em horas impróprias para vender, para invadir ou, as vezes, até por engano, me faziam pensar em uma coisa só: na PAZ. Paz para escovar meus dentes, sorrir pra mim na frente do espelho e dizer estou em PAZ... Fiz um texto pedindo: “Feliz Natal: que você possa escovar os dentes em PAZ”. Pra muita gente parecia piada. Percebo, hoje, que eu, há mais de vinte anos, pedia pra estar em PAZ comigo mesmo. Meditei muito sobre o assunto, e assumo esta decisão para o resto da minha vida, com um porém: sei, hoje, que a PAZ está dentro de mim, de nós todos creio, e é afetada não pelos pequenos assédios diários, mas por sentir, às vezes sem saber, que TODOS SOMOS UM SÒ, e que ao estarmos intranqüilos nas ruas, sabermos que existem misérias, sabermos que nossos irmãos estão em guerra interior ou exterior e se matando em algum lugar, não importa aonde, é o que nos faz perder contato com esta PAZ. É aí o caminho desencaminhado. Não nos lembrarmos disso só pode nos levar a tristeza e ao desespero, enfim, ‘a perda do nosso bem mais precioso: a PAZ. Um remédio para nos conectarmos a ela é, além de sermos parte dela e termos certeza que ela é parte de nós, que nos coloquemos a disposição de fazer algo por isso. E fazê-lo, alimentando a PAZ de alguma forma. Será muito mais fácil se aqueles que tem este ideal se unirem, ainda que só em idéias. Essa é uma oração, como aquela que fazemos em voz alta nas igrejas, pedindo a Deus pela PAZ. Só que, aqui, nos assumimos como Mulheres e Homens de Boa Vontade Tentando Fazer a PAZ Aqui na Terra.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home