Paulo Freire e Rolando Toro: dois icones em nosso trabalho
O primeiro é o trabalho consagradíssimo de nosso grande pedagogo brasileiro Paulo Freire, que descobrimos aplicável em absolutamente todas as técnicas de arte, comunicação e obviamente de aprendizado. Como para nós, a vida em si é constante aprendizado, ele está no nosso cotidiano exatamente por valorizar os saberes sem uma hierarquia pré-definida e pela simples razão de que ninguém aprende o que não quer, o que não precisa. E que, portanto, conhecimento é instrumento para transformação, para ação de transformação social e política e que a ignorância, o não conhecimento, é ferramenta de dominação para quem não o compartilha.Consciencia do aprendizado este é o plus.
O segundo, um chileno esquisito, mas também grandioso, um antropologo, dançarino: Rolando Toro Araneda e Cecilia Toro a cujo método (psico ou Biodança) nos dedicamos mais de 4 anos em nossa formação. Uma verdadeira universidade experimental, que nos levou a compreender o entrosamento e harmonização entre razão e emoção e a ver que nosso corpo, não é separado da cabeça e que quando é visto em pedaços produz a doença:o corpo é um só, assim como a nossa espécie também é um todo (o micro e o macro). As cinco linhas de vivências
trabalhadas em conjunto nos ajudaram muito a auto decifrar o nosso universo criativo, porisso parte do trabalho tende a ser corporal.
trabalhamos no corpo o que vamos colocar na arte. Instrospectamos a
vivencia e a consciencia vem plena, e a aí o desejo de faze-la nos disciplina até realizarmos. a auto educação através do auto conhecimento e de tecnicas bioelaboradas.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home